O mundo pós-máscara se tornou também um mundo mascarado. O superficial nunca esteve tão em evidência! Apenas para mascarar alguns fatos e acontecimentos.

O mundo pós-máscara se tornou também um mundo mascarado. O superficial nunca esteve tão em evidência! Apenas para mascarar alguns fatos e acontecimentos. Porém, assim como um recipiente que não pode suportar mais do que o ideal para o seu tamanho, muitas coisas estão transbordando e explodindo – internamente falando, se é que você me entende.

Dentre muitas bombas, a ansiedade e o estresse, principalmente no ambiente de trabalho, são temas muito silenciados. A ansiedade mexe com o corpo todo (físico, mental, emocional e espiritual).

Nas nossas andanças observamos que muitas pessoas estão extremamente infelizes em seu ambiente profissional. Eu diria que de 10 pessoas que conversamos em nossas visitas de mentorias para empresas, 8 afirmam não estarem se sentindo bem onde estão. O ambiente não estimula o crescimento, as metas são irreais, as orientações não são claras, não um olhar empático com o ser humano, que deveria vir antes da descrição de cargo. Há um espremer intenso da pessoa da qual se assina a carteira, há uma incoerência, há um sistema que funciona apenas para um lado. Há um tratamento igualitário ao de uma peça que quando não está mais afiada vai para o descarte. 

Admirável mundo novo, galerinha! No auge da tecnologia, da facilidade, da inexistência de fronteiras, pessoas são tratadas e vistas tal qual eram na época das primeiras máquinas a vapor, na época de Henry Ford. 

Mas calma aí, nem tudo está perdido! A primeira coisa é saber que está tudo bem, está tudo certo não se sentir bem no seu local de trabalho! Não tem nada de errado. As coisas não bateram, as ideias, os objetivos e está tudo certo. Vamos enfrentar seguindo em frente! Nada é para sempre! Ciclos se encerram. Quem vos escreve também passou por locais os quais não se sentiu bem! 

Você que está passando por isso, que está conhecendo o que é uma crise de pânico, o que é ter o pensamento voando, descontrolado, perdido, que está se perguntando qual o sentido de tudo isso, que está em conflito: eu vou te contar um segredo! Isso que está acontecendo com você é para que você desperte, para que você acorde! Um pesadelo para que você volte a sonhar! 

Por mais que você ouça coisas como:
“Imagina, como você vai se sustentar se sair do seu emprego agora?”
“Vai colocar tudo a perder?” 

As pessoas que falam coisas desse tipo não sabem o que você está passando. Elas podem sim estar preocupadas contigo. O medo da sobrevivência é o maior medo do ser humano, mas você precisa se centrar em você e na sua saúde, em primeiro lugar. Dinheiro é importante sim, muito importante. Mas mais importante, é a tua saúde. 

Você vai sair, e sem dúvida, conseguir se manter por um tempo. Seja com o seu acerto, com o FGTS, com uma reserva, ou até com a ajuda de um familiar ou amigo. Mas você precisa encerrar essa etapa e virar a página. Dói e dói bastante. Mas essa dor traz liberdade, e essa liberdade vai te permitir se recolocar no teu lugar, se reintegrar contigo mesmo e vai te possibilitar se reunir com o melhor que há em ti para que tu busque um lugar melhor ou até mesmo tirar o teu sonho do papel. 

Vamos fazer uma pequena analogia: Pense em duas barrinhas: uma representa a da saúde e a outra a do dinheiro. O ideal, sem dúvida, é o equilíbrio entre as duas, as duas, preferencialmente cheias. Porém, se você tiver a da saúde cheia, mais fácil de ir buscar preencher a do dinheiro. Agora, se você tiver a do dinheiro cheia e a da saúde se esvaziando, você vai precisar esvaziar a do dinheiro para buscar preencher a da saúde. Que loucura, né?!

E para quem é dono de empresa, para quem tem que liderar pessoas: reavalia o teu jeitinho de liderar, pois sem boas pessoas não se vai muito longe. 

Pessoal, vocês precisam entender que a maior crueldade que vocês podem fazer com vocês mesmos é aceitar passar por isso sem se levantar, sem se dar o verdadeiro valor que vocês têm. Façam o medo de vocês ter medo da luz que há em vocês. Se permitam passar para a próxima fase desse jogo maluco da vida! Sejam felizes, isso deve ser o suficiente! Acreditem em si e nada nem ninguém pode provar o contrário. Vocês são únicos e isso é o superpoder de cada um. Vocês são únicos, vocês têm qualidades únicas, potencialidades únicas! Invistam nisso com toda a paixão de vocês.

Compartilhe nas redes

Outros artigos

Av. Dr José Montaury, 325 - Sala 06, Veranópolis, RS, Brazil

× Como podemos te ajudar?